
Mediação Escolar
ATELIÊ DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
EM CONTEXTO EDUCATIVO
É a compreensão de que precisamos aprender a abordar os conflitos, já que eles são múltiplos e inerentes à condição humana. Como os membro da comunidade escolar são únicos, singulares, entendemos que cada um têm uma expectativa a partir da sua formação e experiencia. Nas escolas encontramos relações continuadas no tempo e a mediação escolar, muito mais do que resolver os conflitos já existentes, busca incentivar uma convivência pacífica, colaborativa, onde todos sejam responsáveis pelo bem estar coletivo. Os conflitos vão desaparecer? NÃO, mas vão diminuir os confrontos e, quando aparecerem os conflitos as pessoas estarão sem medo e habilitadas a lidarem com isso.
NECESSIDADES PARA A REALIZAÇÃO DO
ATELIÊ DE MEDIAÇÃO NA ESCOLA:
Oficina de Sensibilização: Gestão Construtiva de Conflitos - elaborada para Gestores, Professores, Funcionários, Alunos, Famílias e/ou Cuidadores.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ATELIÊ DE
MEDIAÇÃO NA ESCOLA:
- Mediação de Conflito na Escola: para o desenvolvimento pessoal e no processo de aprendizagem
- Educação Emocional
- Escuta Ativa
- Comunicação não violenta
- Com Pais e/ou Educadores: A família continua depois do divórcio
- Construção de Atividades para Ateliê com temas pontuais que a escola esteja demandando.
Cultura de Paz nas Escolas
Acreditamos que as escolas são centros de construção de relações e aprendizados de pessoas saudáveis, competentes e morais. Por essa razão as escolas inseridas na cultura de paz que propomos desenvolvem-se como centros de estabilidade, continuidade e comunidades para quem fizer
parte dela.
A cultura de paz pode ser inserida nas escolas através dos círculos de diálogos, os quais dividem-se em duas modalidades:
1) simples: que cuida de fortalecer e criar vínculos entre os membros da comunidade escolar
2) complexos: que cuidam de resolver conflitos que estejam vivos dentro da comunidade escolar.
A prática dos círculos é útil na construção e na manutenção de uma comunidade saudável, na qual todos os membros se sintam inseridos, respeitados e seguros.
